domingo, 19 de março de 2017

 ÉVORA PATRIMONIO DA HUMANIDADE  


Évora é uma referencia incontronável para quem vem ao Alentejo motivado pelo tema do Património.Classificada pela Unesco Património da Humanidade, ocupa um justo lugar de relevo em qualquer itinerário de Turismo Cultural.


O seu património arquitectónico e artistico é tão omnipresente e impressivo que,por si só, guia os passos de quem gosta de caminhar sem rumo: do romano ao neoclássico, passando pelo gótico e pelas várias expressões do manuelino,



da renascença e do barroco, todas as épocas da história estão documentadas com obras que nosn enchem os olhos e a alma. Referindo só o essencial, precisará de algumas horas para 



visitar o Templo Romano, a Catedral de Santa Maria,a Igreja de S.Francisco e a Capela dos Ossos, o Palácio D.Manuel, a Ermida de S.Bras,  o Mirante da Casa Cordovil, aa Janela Manuelina da Casa de Garcia de Resende, o antigo Colégio do Espirito Santo, actual Universidade, a Igreja da Miserricordia, a Praça do Giraldo e o Teatro Gaqrcia de Resende.
Como rapidamente perceberá, Évora não é um museu de peças soltas. O que a torna única é ser um conjunto urbano de excepção, com mil e um detalhes para descobrir, onde se sente o pulsar de uma cidade contemporânea, culturalmente activa, que se integra e se revê, naturalmente, no Património que soube preservar.
No livro Guia Turistico- O Melhor do Alentejo -Turismo Portugal.

Sem comentários: