sexta-feira, 17 de março de 2017

BARRAGEM DO ALQUEVA - 16/01/2020




                                              BARRAGEM DE ALQUEVA 

A Zona agrícola do Alqueva bateu recordes mundiais de produtividade por hectar em 8 categorias de produtos:-milho,beterraba,tomate,azeitona, uva de mesa,bróculos e luzerna.

No caso de alguns destes produtos, na zona agrícola do Alqueva, a produtividade chega a ser 3 vezes superior à média do resto do mundo.
No Alqueva, produz-se uma média de 14 toneladas de milho por hectare contra às 5, 5 toneladas a nivel mundial; no que respeita ao tomate, no Alqueva produz-se 100 toneladas, e no resto do mundo 33,6; quanto às uvas de mesa são 30 toneladas que ficam bem acima da 9,6 toneladas a nível mundial.
Já  existem investimentos na zona, de várias nacionalidades:Marrocos,França, Itália,África do Sul, Escócia e a Espanha, e também em destaque Grã Bretanha e Norte da Europa.
 da Internete em Abril 2018


----------------------------------------------------------------------------     É uma barragem em arco portuguesa, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da aldeia do Alqueva. A construção desta barragem permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa Ocidental, também chamado de Grande Lago. Possui uma altura de 96 m acima da fundação e um comprimento de coroamento de 458 m2. Foi construída com o objectivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia eléctrica, para além de outras actividades complementares. Localização: Portel e Moura, Évora e Beja. Foi inaugurada em 2002.




Este imenso plano de água tem uma área de 250 km2, estende-se por mais de 80 kms do curso do antigo rio e os seus mil recortes perfazem 1.160 kms de perímetro.

A Zona agrícola do Alqueva bateu recordes mundiais de produtividade por hectar em 8 categorias de produtos:-milho,beterraba,tomate,azeitona, uva de mesa,bróculos e luzerna.





No caso de alguns destes produtos, na zona agrícola do Alqueva, a produtividade chega a ser 3 vezes superior à média do resto do mundo.
No Alqueva, produz-se uma média de 14 toneladas de milho por hectare contra às 5, 5 toneladas a nivel mundial; no que respeita ao tomate, no Alqueva produz-se 100 toneladas, e no resto do mundo 33,6; quanto às uvas de mesa são 30 toneladas que ficam bem acima da 9,6 toneladas a nível mundial.
Já  existem investimentos na zona, de várias nacionalidades:Marrocos,França, Itália,África do Sul, Escócia e a Espanha, e também em destaque Grã Bretanha e Norte da Europa.
Tirei da Internete em Abril 2018

ALQUEVA:CRONOLOGIA DO GRANDE LAGO
65 anos de um longo caminho até hoje.

Dia 8 de Fevereiro de 2002.As comportas da barragem do Alqueva fecham 1ª vez,simbolizando um momento há muito esperado e projectado, para a região e para o país. Um ato que significou muito além do encerrar das comportas e de um ciclo. Um ato que em muito modificou a paisagem, mas, também, as dinâmicas empresariais e agrícolas de toda a região, encerrando, em si mesmo, muito mais do que o mero encerrar de comportas. Nesta cronologia recorde os principais momentos da história do Grande Lago, que remontam a 1957.

1957-Elaboração do plano de Rega do Alentejo que assume a necessidade de construção da Barragem do Alqueva.

1968- Celebração do convénio entre Portugal e Espanha para regular o uso e o aproveitamento hidráulico dos troços dos rios internacionais comuns e que atribui a Portugal a exploração hidráulica do troço do rio Guadiana entre as confluências com o rio Caia e a riubeira de Cuncos e os correspondentes desníveis dos afluentes.

1975- Conselho de ministros aprova realização do projecto da Barragem do Alqueva.

1976- Criação da Comissão do Alqueva e inicio das obras preliminares

1978- Interrupção das obras

1980- Nova resolução do Conselho de Ministros determina retoma dos trabalhos.

1993-Decisão do Conselho de Ministros de retomar empreendimento. Criação da Comissão Instaladora da Empresa do Alqueva.

1994-Estudo Integrado de Impacto Ambiental.

1995-Criação da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva(EDIA) e reinício dos trabalhos com a realização das escavações da primeira fase.

1996- O Governo assume "avançar inequivocamente" com o projecto com ou sem financiamento comunitário. Adjudicação da empreitada principal de construção da Barragem do Alqueva.

1997-Integração do Projecto no Quadro Comunitário de Apoio 1994/1999, o que consolida o envolvimento da Comunidade Europeia.

1998- Inicio das betonagens na Barragem do Alqueva

1999-Adjudicação da empreitada de construção da nova Aldeia da Luz.

2000-Adjudicação da empreitada para execução do primeiro bloco de rega do Sistema Global de rega, conhecido como infraestrutura 12 e situado np concelho de Ferreira do Alentejo-

2002-Fecho das comportas da barragem e inicio do enchimento bda albufeira. Inauguração do primeiro bloco de rega.Trasladação do cemitério da Aldeia da Luz. Começa a mudança dos habitantes da antiga para a nova aldeia, construida de raiz e inaugurada pelo Primeiro  ministro Duão Barroso.

2003-  a antiga aldeia da Luz é desmantelada e ultima família muda-se para a nova povoação.

2004- Inauguração pelo primeiro ministro Durão Barroso e entrada em funcionamento da Central Hidroeléctrica do Alqueva. Apresentado 2015 como novo prazo para concluir as infraestruturas de rega do Alqueva, 10 anos antes do inicialmente previsto.

2005-Primeiro ministro José Sócrates assume a aceleração dos investimentos nas componentes agrícolas e de abastecimento de água do projecto.

2006- Inauguração da barragem e da Central Hidroelétrica de Pedrogão.

2007-Governo e EDIA decidem antecipar a conclusão do perojcto
para 2013 e anunciam ter assegurado os 960 milhões de euros necessários.

2010-  A 12 de Janeiro,albufeira atinge a capacidade máxima, tornando-se o maior lago artificial da Europa e inicia descargas controladas. Concluídas  ligações entre a albufeira "mãe"
 do Alqueva e cinco albufeiras de abastecimento público de água abrangidas pelo projecto, que passa a poder reforçar o abastecimento a 13 concelhos  do distrito de Beja e Évora, num total de mais de 200 mil habitantes.

2011-Conclusão da instalação das 5 centrais mini-hídricas do projecto. Governo promete "grande empenho" para concluir Alqueva até 2015, dependendo das condições de financiamento.

2016-EDIA conclui, nove anios antes da data inicialmente prevista(2025), construção de todas as infraestruturas para regar os 120 mil hectares da primeira fase do projecto. A albufeira do Roxo recebe pela primeira vez água do Alqueva  para garantir rega e abastecimento publico aos concelhos de Beja e Aljustrel.

2017- Conselho de Ministros decide "formalmente" avançar com segunda fase do projecto para ampliar o regadio em cerca de 50 mil hectares. Alqueva integra Plano Nacional de Regadios para ampliação do regadio,

2018-Banco Europeu de Investimento e Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa aprovam financiamento das obras da segunda fase do projecto.

-2019-Inicio das obras da segunda fase para ampliação do regadio. EDIA anuncia investimento de 50 milhões de euros para instalação de 10 centrais fotovoltaicas flutuantes no empreendimento, criando " o maior projecto fotovoltaico flutuante da Europa.

2021- Termina  construção dos primeiros 3 blocos de rega da segunda fase do projecto para beneficiar mais de cerca de 10 mil hectares. Trata-se dos blocos de Évora, Viana do Alentejo e Cuba/Odivelas, que estão em condições de começar a funcionar na campamha de rega de 2022.

ARTIGO EXTRAIDO do DIÁRIO DO ALENTEJO DE
11 FEVEREIRO 2022
____________________________________________________________________________________________________________
ALQUEVA AINDA ESTÁ LONGE DE ATINGIR O SEU AUGE ,MUITOS PROJECTOS AINDA ESTÃO NOS PRIMEIROS PASSOS,MAS JÁ TEMOS A AGRICULTURA PRODUTIVA, TEMOS O TURISMO. FALTA ALGUMA AGROINDUSTRIA PARA CONSEGUIR CRIAR MAIS VALOR ACRESCENTADO E MAIS EMPREGO.ELA CHEGARÁ A SEU TEMPO E ENCERRARÁO CIRCULO
 DE  VIRTUOSO DE ALQUEVA
Diario do Alentejo de 11/02/2022
_________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________

Para jusante do paredão foi construído o Açude de Pedrogão, parte integrante do complexo, bem visívél da ponte que liga Pedrógão (Vidigueira) a Moura.

A nova beleza que nasceu com este lago é surpreendente e tem aspectos que a tornam num caso singular no conjunto das muitas albufeiras que podem encontrar-se pelo
mundo fora: a paisagem tipicamente alentejana que a rodeia, feita de milhares de oliveiras,sobreiros e azinheiras.
As hipóteses de alojamento são múltiplas e as estradas muito panorâmicas.  De todas as localidades deste percurso, são de visita obrigatória, pelo seu interesse patrimonial: na margem direita Juromenha, Alandroal, Terena, Monsaraz e Portel, e na margem esquerda, Mourão e Moura.





A nova aldeia da Luz, que sucedeu à antiga( a única povoação submersa pelas águas de Alqueva), tem um valor simbólico que a torna incontornável. Não deixe de ver o Museu.
Começando pelas actividades na albufeira, para além da pesca desportiva de várias espécies, fazem-se passeios em canoa ou em pequenas embarcações motorizadas, cruzeiros de vários dias e, caso único no país, alugam-se barcos-casa com uma lotação m'inima de 2 pessoas e máxima de 12.
Estão ainda disponíveis para alugar:- embarcações para pesca desportiva, jangadas com motor, canoas e caiaques, barcos à vela, embarcações de recreio e pranchas de  windsfurf.

Texto extraído da Wikipédia e  O Melhor do Alentejo-Turismo de Portugal (Fotos do autor do blogue)

_____________________________________________________________________


IVESTIGAÇÃO:-Espanhóis dominam o Eldorado Alentejano

OS GRANDES DONOS DO ALQUEVA
Cerca de 70% do território agrícola do Alqueva
mudou de mãos nos últimos 10 anos e o Alentejo passou
de celeiro a olival da Nação. O antigo terratenente seareiro
cedeu lugar a um novo megalatifundio assente em fundos
internacionais, com seis grandes grupos a deter ou a gerir
mais de 65 % dos olivais da região. São eles os grandes
beneficiários do maior investimento publico alguma vez
realizado na agricultura portuguesa: 2,5 mil milhões de Euros.
Ao mesmo tempo que escasseia, a terra irrigada pelo  Alqueva
está a sofrer uma pressão sem precedentes, com o preço
do hectare a crescer seis vezes em 15 anos. Neste período,
graças aos novos olivais alentejanos, Portugal passou
de importador crónico a quinto maior exportador
mundial de azeite. E, segundo a Comissão Europeia,
o olival poderá aumentar 88 % até 2030.
Este é o primeiro de três capítulos de uma reportagem
realizada ao abrigo de uma bolsa de investigação jornalistica
da Fundação Calouste Gulbenkian.
/por:-Paulo Barriga(testo) e João Miguel Rodrigues (fotos)

                 ___________________     ____________________

OCUPAÇÃO CULTURAL EM ALQUEVA em 2019
Um dos objetivos do preojeto era diversificar  as culturas da região, mas o efeito foi o contrário: assistiu-se ao avanço massivo
MILHO:-5,95 % VINHA:-4,73 % FORRAGEIRAS:-3,72 %
OUTROS CERAIS:- 3,56 % FRUTOS SECOS:-13,15 %
OUTRAS CULTURAS :-8,43 %  OLIVAL:- 60,47 %
                          ..........................................................
65,5 % dos Olivais são detidos por seis colossos empresariais: ELAIA,DE PRADO, AGGRARIA, OLIVOMUNDO, INNOLIVA e BOGARIS
______________________________________________________________
 EVOLUÇÃO  DA ÁREA OCUPADA POR OLIVAL  NO ALQUEVA
EM 2012  :-13.431 EM 2013 :- 15.464 EM  2014  :- 16422
EM 2015 :-26,673  EM 2016 :-37.812  EM 2017 :- 46.519
EM 2018 :-52.311  EM 2019 :- 56.488
      ________________________________________________________
ONDE ESTÁ CONCENTRADO O OLIVAL
Em Agosto de 2019, Beja tinha, de longe, a maior área de produção de azeitona dos concelhos que confinam com o Alqueva. No entanto oposto estava Évora 130 toneladas de azeite, à espera de um milagre que se espera sempre possa de soprar  de Espanha, que tem a maior capacidade produtiva mundial e onde a campanha é mais tardia
VALORES EM HECTARES:-
BEJA   18.834     SERPA 141.115    MOURA  2530     Évora    2.475
FERREIRA DO ALENTEJO      7.042     VIDIGUEIRA......3891
____________________________________________________________
O GRANDES DONOS DOS OLIVAIS DO ALQUEVA
Valores em hectares
ELAIA/SOVENA/OLIVEIRA DA SERRA-----------10.000
DE PRADO-------------------------------------------------10.000
OLIVOMUNDO------------------------------------------- 5.000
AGGRARIA-------------------------------------------------5.000
INNOLIVA------------------------------------------------- -3.000
BOGARIS.....................................................................3.000
______________________________________________________________
CONSUMOS MÉDIOS ANUAIS DE ÁGUA POR HECTARE

TOMATE.....9.000 m3  FRUTÍCOLAS.....8.000 m3 CEBOLA......8.000 m3
MILHO.......7.000 m3   LUZERNA.....7.000 m3    ABOBORA.....7.000 m3
ALHO......6.000 m3      Amendoal.......5.000 m3     OLIVAL.....3.000m3
UVA DE VINHO.......2.000 m3

          .
               de:  revista nº 820 -SÁBADO de Janeiro 2020
              -                 
___________________________________________________

ALDEIAS RIBEIRINHAS DO ALQUEVA
EM PORTUGAL
ALDEIA DA LUZ - ALQUEVA - AMIEIRA - CAMPINHO - CAPELINS-  ESTRELA- GRANJA - JUROMENHA - 
MARMELAR - MINA DA ORADA - MONSARAZ - MONTE DE TRIGO - PEDROGÃO - POVOA DE SÃO MIGUEL ~SÃO MARCOS DO CAMPO e TELHEIRO.
EM ESPANHA
CHELES  e VILLAREAL

( da INTERNETE)
_____________________________________________________

ALQUEVA "GANHA" MAIS DUAS PRAIAS FLUVIAIS

A albufeira do Alqueva vai "ganhar duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, num investimento global superior a um milhão de euros. O projecto da Câmara de Alandroal vai nascer nas Azenhas d`El Rei, perto da aldeia de Montes Juntos. "É um local que, já antes do enchimento do Alqueva era procurado como zona recreativa", agora submersos, referiu o Presidente da Câmara de Alandroal,João Grilo.
Em Alqueva, a praia será inaugurada em Junho.
(do Diário do Alentejo de 23 Abril 2021)
_______________________________________________________
A unica praia da margem esquerda do Alqueva é a de Mourão  e fica numa ilha. Tem 350 metros de areal e relva, canoas e gaivotas para passear e muita água para nadar.
:
De :GUIAVISÃO -ALENTEJO E ALGARVE Julho 2021
_______________________________________________











Sem comentários: