quarta-feira, 22 de março de 2017

                       
                       ATMOSFERAS  ÁRABES

   
                                          Mesquita de Mértola

O período da ocupação árabe,iniciado no Sec.VIII, teve, no sul do país, uma duração de quase 500 anos.Desta longa vivência partilhada, herdámos plantas e técnicas agrícolas, sistemas de captação e reserva de água, hábitos alimentares, várias centenas de palavras, técnicas construtrivas, gostos decorativos, estilos artísticos, ambientes urbanos.
São muçulmanos os arquitectos de muitos dos nossos castelos da Reconquista e várias igrejas cristãs foram reedificadas sobre primitivas mesquitas. Mértola a vila mais árabe de Portugal, é o sítio certo para se compreender esta herança.
A Mesquita, posteriormente adaptada a igreja cristã, é o ú nico espaço religioso árabe conservado no nosso país. O Núcleop Museológico Islâmico, com um valioso espólio fruto de 20 anos de investigação, oferece-nos o melhor testemunho e a mais pedagócia lição sobre a riqueza do período da ocupação árabe do Sul de Portugal.
Se quiser visitar Mértola em tempo de festa, escolha as datas em que ela é de arromba: durante o Festival Islâmico, anos ímpares, no mês de Maio.
(do livro Turismo de Portugal- O melhor do Alentejo)

Sem comentários: